Tradução de Tolkien do ”O Livro de Jonas” – Bíblia – será publicada!

O Livro de Jonas por Tolkien era um livro destinado a ser publicado em 2009 e incluiria o prefácio do filósofo inglês Sir Anthony Kenny. No entanto, por razões desconhecidas, a publicação foi cancelada (aparentemente devido a uma controvérsia jurídica).

Capa do livro que não foi publicada:
Capa do livro que não foi publicada

Mas agora teremos acesso ao texto!

A fundadora e editora-geral do Journal of Studies Inklings, Dra. Judith Wolfe explica que já era da ciência de todos que Tolkien traduziu o Livro de Jonas para The Jerusalem Bible (Bíblia de Jerusalém britânica), uma tradução Católica Romana das Sagradas Escrituras publicada nos anos 60. Mas a versão não foi publicada, e sim como um trabalho de colaboração de Tolkien, editado por um editor que tinha sido contratado para padronizar a gramática e vocabulário das várias traduções que foram reunidas na Jerusalem Bible.

Com a permissão da Tolkien Estate, o Journal of Inklings Studies agora irá tornar acessível a tradução ORIGINAL de Tolkien a partir dos manuscritos da biblioteca de Bodleian, onde estavam guardados. Um artigo de Brendan Wolfe, (acadêmico de Oxford especialista em linguística histórica, Editor Executivo do Journal of Inklings Studies) assinará um artigo sobre a história e demais aspectos que acompanhará a publicação. O volume especial será publicado em uma edição estritamente limitada.

Além da versão original de Tolkien e o artigo de Brendan Wolfe, a edição irá incluir artigos de pesquisa sobre CS Lewis, filosofia da criação de J.R.R. Tolkien e Charles Williams.

jonah (1)
Jonas é o nome de um livro bíblico do Antigo Testamento na qual Deus o teria mandado profetizar ao povo de Nínive para persuadi-los a se arrependerem ou seriam destruídos dentro de 40 dias. Mas, Jonas não quis ir. Por isso, embarcou num navio que ia na direção oposta. Deus não gostou de que profeta fugiu, e causou uma grande tempestade onde Jonas afundou na água e foi engolido por um grande peixe. Mas não morreu. Ficou três dias e três noites na barriga do peixe. Jonas orou a Deus, pedindo ajuda, então Ele fez o peixe vomitar Jonas em terra seca. então, Jonas foi para Nínive.

Fonte: http://judithwolfe.wp.st-andrews.ac.uk/tolkiens-jonah-text/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *