Sobre a Toca CE

toca-ce-logo

Aiya! E seja bem-vindo! A Toca Ceará é uma sub-sede do Conselho Branco, sociedade de estudos das obras do escritor J. R. R. Tolkien, e é em primeiro lugar um grupo de pessoas que apreciam as obras do professor britânico. Criada em 20 de março de 2001, a Toca CE abrange os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Mapa das Tocas e os estados que as integram

Desde sua criação, as atividades da Toca CE nunca cessaram, embora muitas vezes os encontros tenham tido um caráter informal. Há um forte laço de amizade entre os membros, o que mantém a maioria dos entocados em contato natural com o passar do tempo, sem tanta formalidade. Atualmente promovemos e participamos de eventos diversos, e temos encontros periodicamente. (Se você quiser participar, fique atento as nossas atualizações.) Nos encontros, além de conversarmos bastante sobre assuntos diversos, relacionados direta ou indiretamente a literatura tolkieniana, temos algumas atividades que se repetem, e constantemente promovemos leituras e discussões de trechos da obra de Tolkien. (Veja a guia "Atividades", aqui no site!) É possível saber do que acontece também pelo grupo no Facebook.

***

O Conselho Branco – Sociedade Tolkien é uma entidade sem fins lucrativos criada para estudar e divulgar a obra fantástica do escritor, professor e filólogo J.R.R. Tolkien, considerado por muitos como o pai da Fantasia Moderna. Criado por fãs, o Conselho Branco tem o firme propósito de contribuir para o desenvolvimento do hábito da leitura e da cultura no Brasil atuando através de ações sociais e culturais em parceria com outros grupos de estudo, iniciativa privada e Governo.

Para isso, o Conselho Branco dispõe do trabalho voluntário de seus Associados, organizados em todo o país em Tocas (sedes regionais) e grupos de estudos estruturados em diversas áreas da Cultura tolkieniana. São estes mesmos Associados que assumem posições naDiretoria Nacional e desenvolvem os projetos e parcerias do Conselho Branco, como descrito no Estatuto da sociedade.

E projetos não faltam! A obra literária de J.R.R. Tolkien não teve paralelos no século que terminou e seu principal livro, a trilogia O Senhor dos Anéis, vendeu sozinho mais de 150 milhões de exemplares no mundo todo. Sua criação é tão fabulosa que diversos e renomados estudiosos se dedicam a estudá-la e mereceu, inclusive, a criação de uma cadeira para estudos de lingüística na Universidade de Oxford, Inglaterra.

O Conselho Branco vem fazer sua história junto a uma vasta Comunidade Mundial, levando a esta a rica contribuição de nossa cultura, certo de que cumprirá com seu papel.

***

Se você realmente se interessa em participar oficialmente do grupo, um cadastro está disponível no site do Conselho Branco, ao qual esta página está associada.

Temos um grupo de discussão no Yahoo Grupos, com o qual trocamos ideias e divulgamos encontros e eventos em geral. Depois de fazer o cadastro no Conselho Branco, você pode se vincular ao grupo de e-mails aqui.

Por enquanto, vale a pena dar uma vasculhada no site e no grupo do Facebook :-)


Encontro da Toca CE em Campina Grande - 07.12.12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *