Nova espécie de crocodilo recebe nome de criatura de Tolkien.

A specimen of Anthracosuchus balrogus is prepared next to an alligator skull.

Pesquisadores da Universidade da Flórida descobriram uma nova espécie de crocodilo de 16 pés de comprimento (5 metros). A criatura foi nomeada de Anthracosuchus balrogus, em referência ao antigo demônio do terror das obras de J.R.R.Tolkien.

“Todo mundo pensa que os crocodilos são fósseis que permaneceram praticamente inalterados nos últimos 250 milhões anos de vida. Mas o que nós estamos encontrando no registro fóssil conta uma história muito diferente. (…) Ele rapidamente se tornou claro que os quatro fósseis eram diferentes de qualquer espécie de dinossauro já encontrado”, disse o autor Alex Hastings, pesquisador pós-doutorado na Martin Luther Universität Halle-Wittenberg.


Nota da imprensa:

O réptil recém-nomeado, que tem um focinho invulgarmente contundente para espécies da família dyrosaurids, foi encontrado na mesma camada da Titanoboa como retratado no documentário ”Smithsonian Channel ”sobre a “cobra monstro.” Cientistas atribuíram o nome da espécie, Anthracosuchus balrogus, em um estudo publicado hoje online na revista ”Historial Biology”. A espécie recebeu o nome de uma criatura ficcional feroz (o “Balrog”) que aparece no romance de JRR Tolkien “O Senhor dos Anéis” e habitou no fundo de “Minas de Moria”, na Terra Média.

Fonte: http://www.ibtimes.co.uk/ancient-900-pound-monster-anthracosuchus-balrogus-crocodile-named-after-lord-rings-1451045